(12) 3207-9956 clinica@cssaude.com.br

Acupuntura

O que é a acupuntura?

É uma terapia que consiste na inserção de pequenas agulhas em locais específicos do corpo, chamados de acupontos.Seu objetivo é tratar integralmente o ser humano, com a visão de uma mente e um corpo saudável, baseia-se na teoria dos 5 elementos  ( terra/fogo/água/madeira e ar)e no yin/yang. Surgiu há mais de 5 mil anos na China e  se disseminou pelo Brasil através dos imigrantes japoneses na década de 80.

Tratamento através da acupuntura

a sessão de acupuntura consiste em uma avaliação minuciosa da rotina e hábitos do indivíduo, queixa principal e observação da língua para complemento do diagnóstico. Após, o paciente se coloca deitado em uma maca, as agulhas são inseridas e esse permanece durante 20 minutos,o ambiente conta com uma seleção de músicas que proporcionam relaxamento. Passado o tempo de aplicação, as agulhas são retiradas e descartadas e de acordo com o objetivo do tratamento, pode se fazer uso de moxaterapia( bastão composto pela erva artemísia com propriedade terapêutica e de aquecimento), ventosaterapia( copos de acrílico que realizam sucção do músculo para relaxamento e liberação das toxinas) e aurículoterapia( colocação de agulhas ou sementes de mostarda na região da orelha para manutenção do tratamento).

 

Quais doenças a acupuntura trata?

De acordo com a OMS a Acupuntura atua em mais de 40 tipos de doenças,são algumas: dor cervical,lombar,bursite,fibromialgia,artrose,tendinite,artrite reumatóide,irritação na pele,herpes zoster,asma,bronquite,gripe,hipertensão,cólica,constipação,diarréia,gastrite,enxaqueca,paralisia facial,disfunção da atm,depressão,ansiedade, entre outras.

A acupuntura também atua na prevenção, pois o objetivo da medicina chinesa é equilibrar o organismo para que não surja a doença a nível físico.

Quantas sessoes sao necessarias?

Geralmente quando se trata de dor aguda em 3 sessões o paciente já sente melhora. As dores crônicas e o tratamento direcionado aos problemas emocionais levam mais tempo, porém com 10 sessões já apresenta resultados significativos. Deixo a critério do paciente o número de sessões a serem realizadas, pois a acupuntura visa o bem-estar geral, cuidando do indivíduo e não da doença.

Quais as possíveis reações que posso ter após o tratamento?

a acupuntura não apresenta efeitos colaterais. As sensações pós sessão pode ser: sonolência e fome, por isso é importante não praticar atividades físicas logo depois da acupuntura, e a sensação de formigamento/choquinho/coceira/vermelhidão no local da aplicação das agulhas é um sinal que o Qi (energia circulante nos meridianos) foi desbloqueado.

O que fazer após ter alta?

O paciente após receber alta pode buscar qualquer tratamento que auxilie na manutenção da boa saúde, podendo até mesmo continuar com a acupuntura mas diminuindo a frequência ( 1x a cada 15 dias por exemplo, 1 x por mês).

Outros Serviços da C.S.Saúde

Reabilitação ortopédica e neurológica

Osteopatia

Posturologia

Microfisioterapia